sábado, 29 de novembro de 2008

INTERATIVIDADE - PIERRE LÉVY


INTERATIVIDADE

Segundo o Dicionário Michaelis interativo é: Aquilo que permite, ou é capaz de interação;
Sistema multimídia em que um usuário pode executar um comando e o programa responde, ou controlar ações de forma imediata;
Sistema de visualização que é capaz de reagir a diferentes entradas do usuário;
A interatividade não somente é a “participação ativa do beneficiário de uma transação de informação”, mais do que isso a interatividade é uma qualidade técnica que investem máquinas “inteligentes” (tecnologia, novas-tecnologias), qualidade técnica que investe essas máquinas de um conjunto de propriedades especificas da natureza dinâmica, pois elas se alteram em sua própria evolução técnica, uma vez que a interação é feita da existência da reciprocidade das ações de agentes físicos com os agentes biológicos (dentre esses os humanos).
Alguns exemplos de interação:
Televisão é um meio de interatividade com características de mensagem linear, uma vez que, é um meio de comunicação passivo, assim como o rádio e o cinema.
O telefone é um meio de interatividade com características participativa e que permite o diálogo, a reciprocidade, a comunicação efetiva.
A comunicação por mundos virtuais, é a mais interativa, uma vez que além do contato que o interlocutor A tem com o B - através da voz como manifestação física – ele também terá contato com imagens dos interlocutores simultâneas entre o A e o B.




Nenhum comentário: